
ELEVE A SUA ENERGIA
Seus níveis de energia estão baixos?
Os níveis de energia podem variar de uma pessoa a outra e há muitos fatores que podem impactar o quão energizado ou fatigado você se sente.
Os níveis de energia podem ser afetados por esforço físico, maus hábitos alimentares, estresse emocional, tédio ou falta de sono.
Às vezes, a fadiga é um sintoma de uma condição médica subjacente que pode exigir tratamento. Se você constantemente sente baixos níveis de energia ou fadiga que interferem em sua vida diária, é recomendável consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequadas.
Minha ingestão reduzida está afetando meus níveis de energia?
Se seu apetite estiver baixo devido à sua intervenção para perda de peso, você pode não estar comendo os nutrientes certos para atender às suas necessidades energéticas. Além disso, nos estágios iniciais da perda de peso, você pode estar com falta de energia enquanto seu corpo se ajusta à nova rotina. É importante priorizar uma boa nutrição, descanso e autocuidado geral durante sua jornada de perda de peso para dar suporte aos seus níveis de energia.
Como a nutrição pode dar suporte aos níveis de energia?
A ingestão alimentar desempenha um papel muito importante nos seus níveis de energia. Para ajudar com o cansaço e a fadiga geral, consuma uma dieta saudável e bem balanceada e beba bastante água.1
As recomendações incluem:
-
Consumir uma variedade de frutas, vegetais, alimentos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras é recomendado
-
Reduzir a quantidade de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal
-
Limitar a ingestão de cafeína
-
Tome café da manhã
-
Não pule refeições
-
Não coma demais
Existem nutrientes específicos em nossa dieta que auxiliam na produção e no metabolismo de energia. Além de consumir uma dieta saudável e balanceada, a suplementação pode ser benéfica.
Esses nutrientes incluem:
-
Vitaminas do complexo B: Existem 8 vitaminas do complexo B, e muitas delas ajudam o corpo a converter carboidratos, gordura e proteína em
energia utilizável. -
Ferro: O ferro é um mineral que faz parte da hemoglobina, uma proteína nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. A falta de ferro na dieta pode levar à deficiência de ferro na dieta, resultando em fadiga e baixos níveis de energia.
-
Coenzima Q10: A CoQ10 é um composto envolvido na produção de energia dentro das células. Ela desempenha um papel vital na produção de trifosfato de adenosina (ATP), a principal molécula de energia do corpo.
-
Magnésio: O magnésio é um mineral que tem muitas funções no corpo, incluindo a conversão de glicose em energia.
Se você tiver preocupações específicas sobre sua saúde ou ingestão de nutrientes, fale com seu nutricionista ou outro profissional de saúde para obter aconselhamento individualizado antes de tomar qualquer medicamento ou suplemento.
Referências:
-
Better Health Channel Resistance Training www.betterhealth.vic.gov.au/health/condition-sandtreatments/fatigue-fighting-tips Cited 29.07.24